Total Pageviews

Pages

Search This Blog

Monday, August 31, 2009

Projeto Raquetebol Brasil



As primeiras formas de se jogar racquetball na América remontam-se ao início da década de 1920. Joe Sobek, um tenista e jogador de squash profissional de Connecticut, EUA., considerado o verdadeiro pai do racquetball, lapidou uma forma de esporte que teria sido levada pelo exército britânico ao Canadá como resultado de uma prática do século XIX. Sobek, então, misturou a essa modalidade regras de squash e de handebol, numa simbiose que resultou na forma como hoje a modalidade é praticada em todo mundo.

Embora pessoas munidas de suas raquetes tenham começado a invadir quadras de handebol nos EUA, o experimento de Sobek e a sua forma estratégica de fazer com que suas regras passassem a ser conhecidas pelo grande público fez de seu experimento um verdadeiro sucesso! Rapidamente o esporte ganhou adeptos. Já nos anos 70, clubes possuíam suas quadras de racquetball em todos os estados americanos, o que fez do esporte uma modalidade muito popular em um curto espaço de tempo.

Racquetball

Internacionalmente, o esporte também adquiriu novos adeptos em um curto espaço de tempo, com eventos esportivos como Campeonatos Mundiais, de 2 em 2 anos, desde 1981, a adesão de cinco Comitês Olímpicos internacionais e seu início como esporte Panamericano em 1995.
Com uma grande exposição em um mercado crescente de jogadores profissionais e recreativos e alcançando o sonho de se tornar um esporte Olímpico, o racquetball está bem posicionado par ao futuro, inclusive no Brasil.
Eventos esportivos que o racquetball está presente como modalidade de medalha são:
- Jogos Centro Americanos;
- Jogos Centro Americanos Caribenhos;
- Jogos Panamericanos;
- Jogos Sul Americanos;
- Jogos Bolivarianos;
- Campeonato Mundial de Racquetball.

Quadra e Equipamentos

O Racquetball é jogado em uma quadra fechada com quatro paredes, chão e teto, como no squash, porém um pouco maior.
O chão é dividido em três áreas distintas chamadas de "Forecourt,“ onde encontra-se a zona de saque e o "Backcourt." As linhas que definem essas áreas são chamadas de “linha de serviço”, “linha curta” e a “linha de recepção”. As paredes também têm nomes e são chamadas de "Play Wall," a "Side Wall," e a "Back Wall." As regras são aplicadas em relação à essas áreas, linhas e paredes e determinam onde os jogadores deves se posicionar durante os jogos.

A bola utilizada para jogar é a mesma utilizada para se jogar frescobol. A raquete é feita fixed frame with strings e possui um grip no final onde os jogadores seguram para jogar. Óculos de proteção são obrigatórios para proteção. Os tênis usados não podem ter solado preto e o vestuário e luvas conforme preferência do atleta.

Raquetebol no Brasil e ABR

No Brasil, o esporte começou a ser praticado em 1985, no clube A Hebraica, na cidade de São Paulo, SP, onde existem duas quadras – que são as únicas quadras do Brasil. Os atletas do clube representam o Brasil em campeonatos sul americanos, panamericanos e mundiais desde 1987.

A ABR - Associação Brasileira de Raquetebol - foi fundada em 2004 para representar oficialmente o Brasil em competições esportivas e incentivar a criação de novos núcleos. Ela é reconhecida pela IRF (International Racquetball Federation) e pelo PARC (Panamerican Racquetball Confederation). Agora só está faltando mesmo o reconhecimento do COB (Comitê Olímpioc Brasileiro) e é exatamente disso que a ABR está correndo atrás.

Equipe / Campeonatos

No Brasil, o esporte começou a ser praticado em 1985, no clube A Hebraica, na cidade de São Paulo, SP, onde existem duas quadras – que são as únicas quadras do Brasil.

A equipe Brasileira hoje é integrada tanto por homens quanto por mulheres que treinam diariamente (dentro e fora do Brasil) e participam tanto de campeonatos nacionais (simples e duplas) quanto de campeonatos internacionais (simples e duplas), havendo grande exposição internacional. Devido ao fato de ainda não haver um técnico para equipe, atletas reconhecidos internacionalmente vêem ao Brasil para ministrar clínicas e melhorar o nível dos jogadores. Os campeonatos internacionais disputados até hoje por atletas brasileiros foram:

2006 – Campeonato Panamericano de Raquetebol – Guatemala, Guatemala;
2005 – Campeonato Panamericano de Raquetebol – Caracas, Venezuela;
2004 – Campeonato Mundial de Raquetebol – Anyang, Korea
2004 – Campeonato Panamericano de Raquetebol – Cuenca, Equador;
1994 - Campeonato Panamericano de Raquetebol(classificatório para o primeira participação da modalidade – nos Jogos Panamericano de Mar Del Plata – 1995) – Buenos Aires, Argentina
1992 – Campeonato Mundial de Raquetebol – Montreal, Canadá;
1991 – Campeonato Panamericano de Raquetebol – Santiago, Chile;
1990 – Campeonato Mudial de Raquetebol – Caracas, Venezuela
1989 – Campeonato Sul Americano de Raquetebol – Santa Cruz de La Sierra, Bolívia
1988 – Campeonato Mundial de Raquetebol – Hamburgo, Alemanha
1987 – Macabíada Panamericana – Caracas, Venezuela

Reportagens

http://www.hebraica.org.br/NOTICIAS/ver_news.asp?idNoticia=100

http://www.hebraica.org.br/noticias/ver_news.asp?IdNoticia=48

http://www.racquetball.ca/en/tournaments/toa/2005/WOS2005PAELIM.pdf

http://www.internationalracquetball.com/00irf_news010306.htm

http://www.internationalracquetball.com/00irf_news.htm

http://www.canadiansport.com/news/news_view_e.cfm?id=10408&search=&show=&month=&year=&search_whererch_where=

http://www.racquetball.ca/en/press-releases/2006/panamch090406.html

http://www.racquetball.ca/en/tournaments/toa/2006/cdn_res_2006.html

http://slam.canoe.ca/Slam/OtherSports/2006/04/09/1527493-cp.html

http://www.hebraica.org.br/BoletimEvento.asp?qtdeftpg=5&ev=294

http://www.hebraica.org.br/BoletimEvento.asp?qtdeftpg=0&ev=370


Planos Futuros

A ABR está no começo e são muitos os planos para expansão da modalidade raquetebol no Brasil, entre eles:
- a construção de mais quadras na cidade de São e em outros estados
também;
- conseguir mais adeptos à modalidade, como crianças e adolescentes masculinos e principalmente feminino com intuito de treinamento
para competições internacionais;
- uniformização de toda equipe;
- continuar a ministrar clínicas com atletas de outros países para melhor formação de atletas;
- contratação de uma equipe técnica para a delegação Brasileira;
- continuar com participação em campeonatos internacionais e a organização de campeonatos nacionais;
- criar newsletter para divulgação da modalidade juntos aos esportistas cadastrados no mailing via site a mailing dos clubes;
- estar mais presente na mídia (tanto em revistas esportivas, TV e internet), formando, dessa maneira, um clipping com matérias sobre a modalidade;
Exposição Patrocinador

Exposição e Visibilidade em campeonatos internacionais, que conta sempre com mais de 14 países das Américas (nos Panamericanos) e mais de 30 países do Continente (campeonatos Mundiais). O raquetebol é dedicado em 102 países conforme o cadastro da IRF(International Racquetball Federation).
Qualquer assunto sobre o raquetebol no Brasil, entre em contato
com a Associação Brasileira de Raquetebol - ABR:
no site http://raquetebolbrasil.vilabol.uol.com.br/
ou no email: raquetebolbrasil@bol.com.br

No comments:

Post a Comment